top of page

O preço do petróleo sobe quando a economia está indo bem: mais energia é necessária para produzir bens e serviços. A cotação do petróleo também está em alta quando há uma interrupção no seu fornecimento, ocasionado, por exemplo: por uma guerra, um ataque terrorista, um vazamento em um poço petrolífero importante, entre outros. Em contrapartida, o preço do petróleo cai quando a economia vai mal: a demanda por energia para produzir os artigos e serviços diminui. A cotação do barril de petróleo também pode sofrer uma queda quando a produção (oferta) ou as reservas de estoques aumentam.


As razões mencionadas acima são apenas alguns exemplos que evidenciam que a volatilidade do preço do petróleo é muito alta e depende de muitos fatores. É por isso que investir em petróleo através de CFDs pode ser uma atividade altamente lucrativa. Acima, apresentamos uma lista de Brokers oferecidos pelas plataformas mais populares para negociação de instrumentos financeiros que replicam o preço do petróleo.


A seguir, explicamos o processo de investimento em petróleo por meio de CFDs, para investidores que contam com pouco capital [Pouco capital = menos de 100 Dólares]. Também agregamos uma lista de plataformas para operar no Timor-Leste.



CFDs de Petróleo: Volatilidade na sua máxima expressão


O Brent Crude é o petróleo que não passou por um processo de refino, o qual está composto por depósitos de hidrocarbonetos e outros materiais orgânicos, que podem ser refinados para produzir derivados úteis em nosso dia a dia, tais como; a gasolina, o diesel, petroquímicos (como o plástico), fertilizantes e até medicamentos. Devido a versatilidade desta matéria prima, ela é a base da economia mundial: Para o bem e para o mal, o mundo não seria o mesmo se não utilizássemos o petróleo. É por isso que o preço deste recurso impacta diretamente na economia, já que é uma relação que se retroalimenta, os indicadores econômicos em geral estão diretamente relacionados com o preço do petróleo, e vice -versa.


Se um investidor timorense que aspira investir em Petróleo e Gás, não pode simplesmente chegar aos campos Sunrise and Troubadour [Dois dos principais campos de petróleo e gás do país] com uma bolsa de dinheiro pedindo para investir e obter uma parte dos lucros. A maneira mais fácil e viável de começar a investir nos mercados de petróleo é através de CFDs [No decorrer do texto vamos disponibilizar uma breve explicação sobre o que isso significa]. As duas formas mais comuns de investir em CFDs são através do Brent Oil e WTI (West Texas Intermediate), os dois principais barris de petróleo bruto disponíveis nos principais mercados de energia. Além disso, um Trader também pode operar com esta matéria-prima através dos preços da Gasolina ou da commodity conhecida como Óleo de Aquecimento, o qual consiste, basicamente, em petróleo refinado.


Como o leitor deste artigo provavelmente já saiba, CFD significa contrato por diferença, ou seja, é um instrumento financeiro que permite negociar mudanças nos preços dos futuros e opções, porém, sem necessidade de lidar com os contratos. Um CFD de petróleo replica o preço desta matéria prima sem comercializar petróleo de forma física, ou seja, de comprar barris de petróleo. Assim, o CFD é obviamente uma maneira eficiente de investir em petróleo caso você queira negociar por meio do aumento e da queda no preço desta matéria-prima.



Mas eu não sou um especialista em finanças. Como se investe em CFD de Petróleo?


As plataformas dos Brokers On Line permitem investir neste tipo de instrumento de forma simples, por meio de aplicativos que facilitam o acesso do público em geral ao mercado financeiro. De fato, a maioria das plataformas são semelhantes a uma rede social ou a qualquer outro aplicativo de um dispositivo digital: A plataformas estão desenhados para que o investidor possa aprender e começar de maneira muito rápida, sem necessidade de contar com excessivo conhecimentos prévio, a negociar no mercado financeiro. Existem 3 formas de investir em CFDs de petróleo:


CFDs de Petróleo WTI ou Brent: É o instrumento financeiro perfeito para todos os tipos de traders, já que permite operar sobre os preços do petróleo bruto pois os requisitos de capital são mais baixos. Você nunca dispõe da matéria-prima de forma física, o que você faz é especula sobre o seu preço.


CFDs de ETFs: Outra opção é negociar CFDs em fundos cotados em ETFs. No caso do petróleo bruto, há uma infinidade de opções, entre elas, o United States Oil Fund (USO), para o barril de WFT, ou o Brent Oil Fund (BNO), para os barris de petróleo bruto, importante destacar que existem alternativas diversas de investimentos.


CFDs de ações: A última opção é negociar CFDs sobre os títulos de empresas direta ou indiretamente relacionadas ao petróleo bruto. Por exemplo, sobre as ações da BP, Shell, Exxon, Petrobras, ou Repsol.


Para comprar qualquer um destes CFDs com exposição ao petróleo [ou cualquier otra materia-prima ou acções da Bolsa de Valores], deve-se:


  1. abrir uma conta com uma Broker Online,

  2. depositar dinheiro com o cartão de crédito [ou outra forma de pagamento disponível],

  3. buscar no site do Broker “Petróleo” ou “Oil”, e

  4. Clicar em “Comprar”.



Mas se eu não tenho muito capital... ainda assim eu posso investir?


A resposta para esta pergunta é um efusivo sim: Muitas corretoras não exigem um depósito mínimo (ou pedem uma quantia muito baixa de dinheiro para começar a operar), e muitos outros não cobram comissão pela compra e venda de CFDs de commodities.

O preço do petróleo sobe quando a economia está indo bem. Explicamos o processo de investimento em petróleo, para investidores que contam com pouco capital.

O preço do petróleo sobe quando a economia está indo bem. Explicamos o processo de investimento em petróleo, para investidores que contam com pouco capital.

Como abrir uma conta no Timor-Leste para começar a investir em CFDs de Petróleo?


Abrir uma conta de investimentos em instrumentos financeiros no Timor-Leste com qualquer uma das Brokers Online que foram inicialmente detalhados é um processo que se realiza de forma fácil, 100% online e leva somente alguns minutos. Requer apenas dos seguintes documento: (a) Bilhete de Identidade ou Passaporte y (b) Comprovante de residência (contas de luz, água, etc), os quais geralmente são escaneados através da app do Broker ou enviados por e-mail.


Os métodos de depósito e saque de dinheiro geralmente são:


  • Cartão de Crédito

  • Transferência bancária

  • Carteiras digitais (PayPal, PaySafe, Skrill, SafetyPay, Neteller)


As opções para depositar fundos na conta de investimento dependerão da Corretora Online com a qual a conta foi aberta.


É importante mencionar que a maioria dos Brokers Online permitem utilizar um simulador de sua plataforma, ou seja, a abertura de uma conta Demo, a qual é totalmente gratuita, para testar a plataforma e depois decidir se deve ou não depositar fundos. E lembre-se de um fato muito interessante: para abrir uma conta com Dinheiro Real, alguns Brokers somente requerem de 1 Dólar para começar a investir.

Corretores para negociar petróleo no Timor-Leste

Quais são os riscos de investir em petróleo? Como posso me beneficiar de sua volatilidade de preços? Encontre todas as respostas que você precisa para começar nesta nota.

TRADING

COMO INVESTIR EM CFDS DE PETRÓLEO NO TIMOR-LESTE

bottom of page