top of page


Por que a Bolsa de Nova York e o Nasdaq são as mais procuradas pelos investidores no Timor-Leste?


Com sede na emblemática Wall Street, a Bolsa de Valores de Nova York é a maior do mundo em capitalização de mercado onde se negocia ações e títulos de corporações estadunidenses gigantes. Se um poupador residente no Timor-Leste investe em ações ou títulos listados na Bolsa de Valores de Nova York, ele está investindo em Dólares e diversificando suas aplicações, especialmente se seus investimentos atuais estão focados em instrumentos financeiros do Timor-Leste.


As ações de grandes corporações dos Estados Unidos são os ativos mais procurados na hora de investir. A seguir, apresentamos as ações mais populares da Bolsa de Valores de Nova York:


  • Berkshire Hathaway: Empresa financeira controlada pelo lendário investidor Warren Buffet.

  • Alibaba Group: Gigante chinês de comércio eletrônico, controlado por Jack Ma.

  • Visa: O maior fornecedor de cartão de crédito do mundo.

  • Johnson & Johnson: Colosso industrial que produz produtos de consumo em massa.

  • J.P. Morgan Chase: Grupo financeiro diversificado.

  • Exxon Mobil: O maior explorador e refinador de derivados de petróleo e gás do mundo.

  • Walmart: A principal rede de supermercados do mundo.

  • Procter & Gamble: Outro gigante industrial de consumo em massa.

  • Mastercard: Fornecedor de cartão de crédito.

  • Walt Disney: Empresa de entretenimento e conteúdo, listada também na NYSE.


Entre as ações mais populares da Nasdaq, estão as gigantes da tecnologia:


  • Apple: Criadora do iPhone, não precisa de apresentação.

  • Meta: A rede social com o maior número de usuários em todo o mundo.

  • Amazon: A plataforma de comércio eletrônico mais usada nos Estados Unidos e no mundo.

  • Netflix: O aplicativo de séries e filmes com o maior número de assinantes.

  • Google (Alphabet): O gigante da tecnologia que não precisa de apresentação, mencionamos apenas que a ação do Google na Nasdaq é chamada de "Alphabet".


Há muitas outras empresas e marcas reconhecidas internacionalmente que são excelentes oportunidades de investimento na bolsa. Uma forma interessante de investir é no índice S&P 500, que engloba as 500 maiores empresas listadas tanto na Bolsa de Valores de Nova York quanto na Nasdaq.



Índice S&P500: o melhor representante das bolsas de Valores de Nova York


O Índice Standard & Poor's 500, também conhecido como S&P 500, é um dos índices bursáteis mais importantes dos EUA. O S&P 500 é considerado um indicador da situação real do mercado de ações no país.


O índice está fundamentado na capitalização de ativos de 500 grandes empresas que emitiram ações, e que estão listadas na NYSE ou na NASDAQ. O S&P500 representa aproximadamente 80% de toda a capitalização do mercado de ações dos EUA. Os componentes do índice e sua ponderação são determinados pela S&P Dow Jones Indices. Seu diferencial com respeito a outros indicadores do mercado financeiro dos EUA, tais como como o Dow Jones Industrial Average ou o índice Nasdaq Composite, reside na diversidade das áreas que compõem sua metodologia de ponderação. É provavelmente o índice de valores mais investido do mundo, e muitas pessoas o consideram como o principal indicador de tendência da economia estadunidense, ou seja, se o S&P500 sobe, é um sinal de que a economia vai bem.


Investir em um instrumento financeiro que replica o índice S&P500 é (a melhor?) uma ótima maneira de investir em uma boa proporção da economia estadunidense por meio das ações de seus gigantes corporativos.



Mas eu não sou um especialista em finanças. Como se investe na Bolsa de Valores de Nova York?


As plataformas dos Brokers On Line permitem investir neste tipo de instrumento de forma simples, por meio de aplicativos que facilitam o acesso do público em geral ao mercado financeiro. De fato, a maioria das plataformas são semelhantes a uma rede social ou a qualquer outro aplicativo de um dispositivo digital: A plataformas estão desenhados para que o investidor possa aprender e começar de maneira muito rápida, sem necessidade de contar com excessivo conhecimentos prévio, a negociar no mercado financeiro.


Para comprar qualquer instrumento financeiro com exposição ao ações na Bolsa de Valores de Nova York, deve-se:


  1. abrir uma conta com uma Broker Online,

  2. depositar dinheiro com o cartão de crédito [ou outra forma de pagamento disponível],

  3. buscar no site do Broker “ações” ou “Apple” ou "S&P500", e

  4. Clicar em “Comprar”.

A Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) é uma icônica instituição financeira localizada na Wall Street, na cidade de Nova York. A imagem da NYSE captura a grandiosidade do imponente edifício que abriga a bolsa, com sua fachada neoclássica e colunas que evocam uma sensação de poder e estabilidade.

A Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) é uma icônica instituição financeira localizada na Wall Street, na cidade de Nova York. A imagem da NYSE captura a grandiosidade do imponente edifício que abriga a bolsa, com sua fachada neoclássica e colunas que evocam uma sensação de poder e estabilidade.

Mas se eu não tenho muito capital... ainda assim eu posso investir?


A resposta para esta pergunta é um efusivo sim: Muitas corretoras não exigem um depósito mínimo (ou pedem uma quantia muito baixa de dinheiro para começar a operar), e muitos outros não cobram comissão fixa.



Como abrir uma conta no Timor-Leste para começar a investir na Bolsa de Valores de Nova York?


Abrir uma conta de investimentos em instrumentos financeiros no Timor-Leste com qualquer uma das Brokers Online que foram inicialmente detalhados é um processo que se realiza de forma fácil, 100% online e leva somente alguns minutos. Requer apenas dos seguintes documento: (a) Bilhete de Identidade ou Passaporte y (b) Comprovante de residência (contas de luz, água, etc), os quais geralmente são escaneados através da app do Broker ou enviados por e-mail.


Os métodos de depósito e saque de dinheiro geralmente são:


  • Cartão de Crédito

  • Transferência bancária

  • Carteiras digitais (PayPal, PaySafe, Skrill, SafetyPay, Neteller)


As opções para depositar fundos na conta de investimento dependerão da Corretora Online com a qual a conta foi aberta.


É importante mencionar que a maioria das Corretoras permitem utilizar um simulador de sua plataforma, ou seja, a abertura de uma conta Demo, a qual é totalmente gratuita, para testar a plataforma e depois decidir se deve ou não depositar fundos. E lembre-se de um fato muito interessante: para abrir uma conta com Dinheiro Real, alguns Brokers somente requerem de 1 Dólar para começar a investir.

Quais aplicativos permitem que você use um simulador em suas plataformas para negociar ações na Bolsa de Valores de Nova York no Timor-Leste?

Neste artigo, você aprenderá como investir nas famosas Bolsas de Valores de Nova York e NASDAQ. Grandes corporações norte-americanas estão listadas em ambas as bolsas e você poderá descobrir como negociar suas ações aqui.

TRADING

INVESTIR NA BOLSA DE VALORES DE NOVA YORK ESTANDO NO TIMOR-LESTE

bottom of page